Scorpeion Conlangue Group

sábado, 2 de outubro de 2010

Connectify - Compartilhador de Internet


O connectify é um compartilhador de internet que dispensa hardware adicional (roteador). Com seu notebook, netbook ou pc providos de placa de rede wireless (wi-fi), você pode enviar e receber internet. O programa atualmente só está disponível para Windows 7.


Além de ser de fácil instalação, o software não causa nenhuma lentidão no momento de sua execução, e tem protocolo de segurança WAP2 (o mais seguro, desde que tenha também uma senha segura).


Como funciona?


Após instalado, o ícone do programa estará na barra de ferramentas, clicando no ícone a janela do programa abrirá, e lhe será solicitado criar um SSID (nome da rede Wi-fi) e uma senha de no mínimo 8 caracteres; após isso pode ser escolhido as redes a serem compartilhadas, por exemplo a rede local (banda larga, "via cabo") ou mesmo uma rede Wi-fi a qual você esteja conectado. A internet pode ser compartilhada com outros computadores portáteis ou Pc's domésticos, com placas de rede - com antenas de rádio também -  compatíveis e que possuam o Windows 7; com celulares e Smartfones que se conectem a redes Wi-fi, ou outros dispositivos eletrônicos que sejam capazes de receber sinal de internet sem fio. Ressaltando que esses aparelhos que estiverem próximo a área de cobertura do sinal aparecerão como "clientes" em um menu específico do mesmo nome (em inglês) na janela do programa. Logicamente o procedimento para se conectar a sua rede wireless vai ser o mesmo aplicado às outras.   


Para não se decepcionar é bom verificar essa lista de placas de rede compatíveis com o programa:


Para verificar o nome e "série" da sua placa siga esses passos: Painel de controle> Hardware e sons> Gerenciador de dispositivos> Adaptadores de rede> e tente encontrar o nome de algum dos adaptadores a baixo, em meio a outros que aparecerão na lista. Para saber qual o firmware da sua placa, dê um duplo clique no nome da placa, a janela de propriedades aparecerá, clique na opção detalhes e escolha a categoria "versão do assembly do drive", e verifique se bate com os especificados abaixo.


Alguns dos dispositivos de conexão Wi-Fi mais comuns e de compatibilidade garantida com o Connectify são:
  • Atheros AR5005GS (usado, por exemplo, no roteador TP-LinkTL-WN651G);
  • Atheros AR5007EG, com firmware superior ao 8.0.0.238;
  • Broadcom4310-series (muito utilizadas em laptops da Dell);
  • D-link AirPlus G DWL-G510 WirelessPCI Adapter (com drivers superiores à versão 3.0.1.0);
  • Intel 5100/5300 (com drivers superiores à versão 13.0.0.107, apenas em sistemas 64bit);
  • Ralink RT2870 (bastante utilizados em antenas USB que utilizam o padrão 802.11n);
  • Realtek RTL8187SE (com os drivers padrão do Windows 7);
  • Realtek RTL8192u com firmware superior ao 1370.
Alguns computadores com placas não compatíveis se forem ordenados a executar o programa, poderão aparecer "tela azul" e o windows interpretará como erro do sistema, isso foi o máximo que verifiquei, quando tentei executá-lo em um netbook Acer  Aspire One D 250.

O Connectify está disponível para download no seu próprio site o  Connectify me (ou acesse o  Link direto para download).

Para mais informações acesse as fontes dessas informações: o site do Connectify ou o do Baixaki.


Qualquer dúvida deixa um comentário!